Engenharia Financeira

  FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO 
NO 
MERCADO FINANCEIRO

  Ao procurarmos financiamentos de 20 anos, ou ainda com prazos mais longos, para a solução Propriedades Compartilhadas constatamos dificuldade de encontrá-los nas companhias hipotecárias e de leasing com operações imobiliárias.

  Em primeiro lugar, pareceu-nos que estas empresas não estão focadas no mercado de alto padrão e do mundo corporativo, o que abre uma perspectiva interessante de novos negócios, ou seja receitas financeiras de longo prazo, vide a disrupção que acontece nos bancos com o advento das fintechs, como explicado a seguir.

  Em segundo lugar estes financiamentos de 20 anos, devem tomar impulso pois, como se sabe, o governo está noticiando a criação próxima do programa Aproxima espécie de leasing imobiliário como informado abaixo.


  Além desse futuro impulso, é possível se identificar o sucesso de vários fundos imobiliários como são os exemplos de edifícios corporativoshotéis e residenciais.

  Vejamos na img abaixo como é a estrutura de custos e receitas de um fundo imobiliário:


  Somando-se os exemplos acima, agora com o de outro nível, o da disrupção que acontece hoje nos bancos de vários lados, identifica-se a oportunidade da criação de novas instituições financeiras para as contrutoras. Os exemplos são vários, de ex grandes clientes destes, como Lojas Renner, Magazine Luiza, Casas Bahia e outras empresas varejistas criaram suas próprias ferramentas financeiras, aumentando o prazo de relacionamento com seus consumidores como é o exemplo do Banco Renner,

  No vídeo a seguir se entende perfeitamente o que acontece nesse mercado;

O fim dos grandes bancos - Diario de um Consultor de Empresas
outubro de 2019 - Francisco Madia

  Na verdade, os bancos ficaram na zona de conforto, durante décadas. Mesmo com a tecnologia atual do mundo 4.0, não têm, nem mesmo, a fotografia do rosto de seus clientes e não sabem se estes preferem uma pizza napolitana ou portuguesa, na 6a. feira ou domingo! Não sabem a real necessidade destes. Seus serviços financeiros são, caros, passivos e estáticos. Na mais profunda miopia de marketing de que se tem notícia na economia digital, não fizeram a lição de casa e estão sendo comidos pelas novas fintechs.

OPORTUNIDADE INÉDITA
PARA 
CONSTRUTORAS / IMOBILIÁRIAS 
TEREM SUAS PRÓPRIAS FERRAMENTAS FINANCEIRAS

  Um grupo de construtoras não poderia, estruturar seus próprios instrumentos financeiros? Essa plataforma não poderia ser "ativa ou dinâmica" diferentemente do que os sofríveis serviços oferecidos pelos bancos? 

  Essas ferramentas financeiras em uma plataforma dentro de ecosistema, dinâmico, poderia agregar outros serviços obtendo múltiplas vantagens, além das receitas financeiras, algumas identificadas abaixo, que os bancos não conseguem enxergar, como se vê na imagem

VANTAGENS DAS
 FERRAMENTAS FINANCEIRAS
PRÓPRIAS

  Entre estes benefícios estaria o do relacionamento de longo prazo com os clientes, muitos dos quais investidores, hoje perdidos para os bancos, as receitas financeiras inerentes das operações, agilidade nas aprovações de crédito, e muitas outras como são:

1) Os portais imobiliários, por incrível que pareça ainda, não têm suas próprias ferramentas financeiras o que traria um novo canal de diálogo e parceria com estes, uma vez que esse canal de vendas é de fundamental importância. 

2) As construtoras poderiam criar suas próprias redes de correspondentes imobiliários, como são as dezenas de milhares de agentes que as instituições financeiras têm, estes tendo uma remuneração pela análise de documentos do comprador, o que agiliza a liberação de recursos;
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3) Essa plataforma deveria ter sua própria Universidade Virtual Corporativa, cada construtora tendo os conteúdos de seu interesse, sem custos;

4) Aumentar o retorno do seu investimento publicitário, fazendo marketing compartilhado, tendo seu brand content em Canal de TV e Revista Virttual para ser enviada via Whatsapp / SMS como é a proposição da Plataforma de Divulgação & Marketing Compartilhado da solução.


5) Desenvolver ação e política de marketing de indicação;

6)  Estar presente em um superapp construção civil / imóveis / decoração, etc

  Finalizando, o funding para capitalização dessas instituições financeiras não parece ser difícil de ser obtido. As construtoras são capitalizadas. Além disso em primeiro lugar as operações de sale lease back podem liberar ativos ociosos ou de difícil venda e em segundo lugar os próprios compradores de imóveis de alto padrão são investidores, nicho não explorado por estas.