Lanchas & Cia

      O compartilhamento lanchas, helicópteros e jatos executivos e carros já acontecem no mundo de várias formas.  No Brasil foram lançados a partir de 2020 os carros por assinaturas, conhecidos como carsharing nos EUA.  

    Aqui nesse caso as propostas são da troca do veículo a cada 1 ou 2 anos, o assinante ficando com a vantagem de não assumir a desvalorização. Além do recém lançado (4/2018) Acess Drive BMW, o outro exemplo interessante é a proposta feita pela Maven Drive da GM nos EUA que detêm hoje a liderança deste mercado, como pode ser visto no vídeo abaixo.


  Diferentemente do carro por assinatura a proposta desta solução Propriedades Compartilhadas, no nicho de luxo automotivo, é formar grupos de proprietários de carros importados, na mesma faixa de preço, com várias marcas diferentes, em parceria com as respectivas concessionárias, Mercedes, BMW, Audi, Land Rover e outras.

  Assim, um grupo de 12 / 24 sócios ou condôminos, compraria via uma operação de leasing de 36 meses, 12 automóveis de marcas e tipos diferentes, mais o carro reserva. Cada sócio teria direito ao uso de um veículo durante 29 / 14 dias, trocando por outro de sua preferência na sequência. No final do prazo o carro faria a manutenção e higienização total de praxe na revenda parceira que se encarregaria de entregá-lo na data aprazada, para o próximo condômino e, assim por diante.

  E por que leasing? Além de ser um tipo de financiamento, conhecido como arrendamento mercantil, na amortização do principal, ou seja na prestação, já vem embutido o juro, ambos em uma única fatura equivalente ao aluguel como acontece com imóveis, ou seja, dedutível do Imposto de Renda para as pessoas jurídicas. Assim, deduz-se  do IR, também, o valor do principal e não apenas os juros e despesas financeiras, daí a importância da criação de uma administradora de bens própria ou familiar para cada sócio.



LANCHAS - VELEIROS - JET SKIS 

  Veja agora um exemplo de propriedades compartilhadas com barcos feito pela C&L Barcos do Rio de Janeiro, situada na Marina da Glória, que também é uma escola de vela oceânica.


   Abaixo a proposta de uma marina em Miami cujas embarcações podem ser usadas de 3 a 14 vezes por mês dentro do mesmo conceito de propriedades compartilhadas:


  O mesmo conceito de Propriedades Compartilhadas se aplica aos bens de luxo. Veja que interessante a proposta Beds on Board em 300 marinas na Austrália.


AERONAVES
  O compartilhamento de aeronaves já é uma solução consagrada.